A fibromialgia é uma síndrome crônica que se caracteriza pela dor em vários pontos do corpo. Músculos e tendões ficam extremamente doloridos quando são pressionados. É um problema que afeta principalmente as mulheres entre os 35 e 50 anos.
Estes pontos dolorosos melhoram e pioram, mas nunca deixam de doer. Por isso a fibromialgia incomoda demais. A pessoa com fibromialgia convive com a dor, o que pode causar noites muito mal dormidas, cansaço constante durante o dia e consequentemente, dificuldade para se concentrar e executar as atividades diárias. Psicologicamente as pessoas ficam abatidas. Por isso, a qualidade de vida de quem tem fibromialgia fica muito comprometida.
Como eu sei se tenho fibromialgia?
Não há um exame laboratorial ou de imagem específico. O exame detalhado do médico é que pode apontar o diagnóstico. Por isso, se você tem dores em pontos específicos do seu corpo, que te incomodam bastante, procure seu médico para uma orientação.
Há tratamento para a fibromialgia?
Também não existe um tratamento específico. O que se pode fazer é atenuar a dor com alguns medicamentos. Mas só o médico pode prescrever, pois o remédio certo muda de pessoa para pessoa.
A boa notícia é que a prática regular de exercícios físicos, moderados e com orientação, atenua bastante a dor e ajuda muito a manter a qualidade de vida das pessoas.
Pratique exercícios físicos regularmente e adequados a sua condição física! Essa é uma grande dica de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário