segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Por que você não para de se sabotar? - André Lima



Tive um aluno em curso de EFT  que relatou um comportamento sabotador. Ele trabalhava como despachante autônomo e tinha vários serviços realizados, mas não entrava em contato com os clientes para cobrar alguns dos trabalhos. Bastaria ligar para os clientes e ir receber os pagamentos. Sem entender o porque, ele simplesmente adiava essas cobranças dia a após dia.

Não havia qualquer explicação racional para que ele agisse dessa forma, de modo que ficava intrigado com seu próprio comportamento. Como poderia ele não realizar essas cobranças se esse era o seu trabalho e os serviços eram absolutamente comuns para clientes que já conhecia?

Esse tipo de comportamento sabotador tem razões inconscientes, nunca ocorre por acaso. Durante o curso, ele descobriu a seguinte crença: Todo despachante é ladrão! Coisa que ele ouviu de outras pessoas durante sua vida.

Surgiu ainda uma lembrança de um evento quando ele comprou um carro e ouviu um comentário em tom de brincadeira e ao mesmo tempo maldoso (talvez carregado de inveja) de um amigo que insinuou que ele só poderia estar roubando pra comprar um carro como aquele.

O medo inconsciente de progredir financeiramente e ser julgado e visto como "ladrão" agia de forma sorrateira, provocando um processo de autossabotagem que o fazia inclusive deixar de cobrar por serviços já realizados.

As emoções negativas, conscientes e inconscientes, tem um poder muito grande sobre o nosso comportamento. Agem de forma silenciosa provocando comportamentos que nós não conseguimos entender. Foi preciso acessar esses sentimentos e dissolvê-los através da EFT para que ele deixasse de se sabotar. Enquanto essas emoções não são curadas, os processos de sabotagem se perpetuam.

Todos os comportamentos negativos, que trazem prejuízos aos nossos relacionamentos, saúde física e crescimento profissional tem como base sentimentos negativos guardados. São crenças, pensamentos, emoções e problemas de autoestima que ficam gravadas em nós. Essa negatividade vai se acumulando durante a nossa vida através de eventos que vivemos, de coisas que ouvimos (da família, sociedade, religião, professores, pessoas importantes, imprensa...), de experiências e comportamentos de terceiros que testemunhamos.  

Normalmente as pessoas buscam explicações mais superficiais para tentar justificar ou entender seus comportamentos sabotadores: "eu sou preguiçoso, não tenho persistência, não tenho força de vontade, não tenho coragem, acho que não sou normal, não tenho inteligência o suficiente...". Todas essas explicações apenas apontam para os sintomas dos processos sabotadores, e não para suas causas mais fundamentais.

Comportamentos como: comer em excesso, não cuidar da saúde, não estudar como poderia, deixar passar oportunidade profissionais, entrar em relacionamentos destrutivos, e outros;  são todos reflexos de comportamentos sabotadores que por sua vez são gerados pelas emoções negativas que acumulamos.

Certa vez atendi um cliente que mudou completamente seu comportamento depois de trabalharmos um sentimento de rejeição que guardava da infância. Passou a acordar mais cedo, começou a ser mais eficaz no seu trabalho como autônomo e crescer financeiramente. Passou a agir dessa forma sem precisar fazer qualquer tipo de esforço, tornou-se algo natural. Antes ele se cobrava e achava que era simplesmente uma pessoa fraca e preguiçosa. Mas nunca se trata disso. Depois de dissolvida a força inconsciente que o levava a agir de maneira a prejudicar sua vida profissional, seu comportamento mudou espontaneamente.

Essa força inconsciente pode ter as mais diversas causas (diferentes eventos vividos, coisas que ouvimos e etc.) que deram a origem a vários tipos de sentimentos negativos como rejeição, abandono,  perdas, culpa, medo, tristeza, raiva, frustração, mágoa e quadros emocionais mais complexos de autoestima baixa. Tudo está interligado. Quanto mais negatividade guardamos, mais nos comportaremos de forma a prejudicar nossa vida, de maneira inconsciente.

Ao aplicarmos EFT, dissolvemos essas emoções e os processos sabotadores perdem força. Para quem deseja se aprofundar no tema da autossabotagem, recomendo o CursOnline gravado de EFT e Autossabotagem (versão para dowonload):

Aproveito também para informar que vou ministrar cursos presenciais com o tema "EFT e Autoestima" nas seguintes cidades:


Abraços,



André Lima - www.eftbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário