As saturnais, dedicadas à adoração de Saturno, eram o mais animado de todos os festivais romanos - o equivalente ao Natal e, na verdade, com uma enorme influência sobre ele, com troca de presentes, criminosos libertados e escravos servidos pelos amos. O deus da semeadura, ou da semente, era tradicionalmente filho de Urano e, depois de castrar o pai, tornou-se senhor supremo da terra, governando durante uma era áurea de inocência e amor.
1) rege Capricórnio e por tradição Aquário (agora atribuído a Urano)
2) é exaltado em Libra
3) detrimento em Câncer
4) queda em Áries
A palavra-chave para Saturno é "limitação". Antigamente era o planeta mais afastado no universo conhecido; seus anéis, indicando grilhões e restrição, não eram discerníveis a olho nu, e a idéia de que Saturno era responsável por limitações era parte do conhecimento astrológico aceito muito antes de os telescópios serem inventados e os anéis revelados.
Associações:
Saturno é associado com a pele, os dentes, os ossos, a vesícula, a bexiga, o baço, o nervo vago, a cristalização e a formação de ácido nas juntas, também a longevidade, a perseverança, a tenacidade, o frio, o inevitável, a mudança lenta, a inibição.
Traços saturninos positivos:
Prático, cauteloso, construtivo, responsável, paciente, ambicioso, econômico, sólido, de confiança, resistência e disciplina.
Traços saturninos negativos:
Mesquinho, egoísta, confuso, tacanho, severo, distante, ganancioso, dogmático, cruel, sem coração, sofre de depressões, necessidades, uma vida de pesares ou má saúde.
(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário