sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mudar para melhor - Erika Sallum


Saiba como uma simples mudança de endereço oferece a oportunidade de passar a vida a limpo.

Para mudar sem trauma

* Cada coisa no seu lugar: Facilite a vida na hora de empacotar suas coisas. Separe duas caixas: uma com objetos para doar, outra com os que realmente levará para a casa nova.

* Jogue fora: Aproveite a ocasião para se desfazer do que não usa, em apego e excesso de sentimentalismos. Pergunte a si mesmo há quanto tempo não calça aquele sapato abandonado no armário. Faça uma boa ação e dê para quem vai usá-lo mais do que você.

* Separe a papelada: Não ponha no lixo os papéis velhos. Doe-os para os catadores. Revistas antigas e livros também podem ser encaminhados a bibliotecas e escolas. Recicle.

* Guarde o que for relevante: Cuidado também para não se empolgar demais e mandar embora todas as lembranças importantes do passado. Livre-se do que está ocupando espaço, mas não há mal algum em guardar o caderno do primário de que você tanto gosta.

* Invente um programão: Transforme a mudança em um evento feliz. Chame aquele amigo querido e peça para ele ajudar a ver que roupas não servem mais. Tire fotos, dê risadas. O dia passa mais rápido ao lado de quem se gosta.

* Alguém quer? Se sobrar muita coisa depois da triagem, faça um bazar. Você pode não curtir mais seu velho cinto de tachinhas estilo anos 80, mas outras pessoas acharão o máximo.

* Vá com calma: Não fique ansioso para desencaixotar e arrumar tudo imediatamente. Respeite-se. Uma mudança é um evento cansativo e, muitas vezes, traumático. Faça tudo com tranquilidade, sem correrias.

* Cuidado com a preguiça: Só não leve tempo demais para tirar tudo das caixas. Você corre o risco de nunca se desfazer delas e passar a vida olhando CDs empacotados no canto de um armário.

* Curta a novidade: Abra-se para a mudança: no novo endereço, brinque com os móveis, em lugares diferentes. Experimente uma nova decoração.

* Deixe sua marca: Aproprie-se do novo espaço. Para isso, uma boa saída é fazer uma pequena reforma ou simplesmente pintar uma das paredes da sala com sua cor preferida. Assim, tudo logo ficará com a sua cara.

Organize-se

* Transporte seguro: Antes de contratar um carreto ou uma empresa, faça uma boa pesquisa de preços e certifique-se de que seus móveis serão transportados com o cuidado devido. É como diz o velho ditado: muitas vezes o barato sai caro.

* Embalagens firmes: Cuidado com caixas velhas de papelão esquecidas nos supermercados. Prefira caixas novas, que não se despedacem no meio da mudança. Depois, não se esqueça de mandá-las para reciclagem.

* Identifique tudo: Coloque etiquetas em cada caixa ou escreva no próprio papelão o que há dentro delas. É uma dica básica para evitar que você fique perdido na hora em que todas estiverem espalhadas pela sala nova.

* Lacre confiável: Use uma fita adesiva que vede direito as caixas. Caso contrário, você corre o risco de ver suas coisas espatifarem no chão no meio da mudança.

* Encaixe perfeito: Não deixe espaços vazios dentro das caixas. Elimine-os forrando com toalhas, meias ou panos velhos. Isso serve para que os objetos que estão denro não se movam ou quebrem na hora de serem transportados.


(texto publicado na revista Vida Simples)


Nenhum comentário:

Postar um comentário