As brincadeiras que mais irritam os descendentes de japoneses são as que citam aspectos físicos reais ou imaginários dos orientais, como o olho "fechado" ou o tamanho dos órgãos genitais masculinos.
Porém, após três gerações refém do estereótipo de sério e tímido, o descendente de japoneses não só aprendeu a fazer humor como também a tirar de letra as piadas de que é alvo.
Eu me lembro que quando estava no cursinho tive aulas de geografia com o professor Paulo Kobayashi que vivia contando piadinhas, mas puxando a brasa para a sua sardinha, ou seja, enaltecendo as características do povo nipônico.
Por que o japonês tem olhos pequenos? Porque o cérebro é mais pesado.
Agora vou fazer chamada oral e vou escolher quem tiver sentado ao lado de um japonês com óculos. Eu fazia cursinho com a minha amiga Fátima (para a qual já fiz uma homenagem) e ela ficou toda contente porque poderia ser chamada.
Bom, vamos às piadas que mais irritam
Pergunta: Que piada em relação aos japoneses mais irrita você? Resposta espontânea e múltipla em %.
20% dos homens - quando dizem que o pênis é pequeno
13% das mulheres - quando dizem: abre o olho/abre o olho japonês/olhos puxados
3% - ser chamado de japa/japonês/quando colocam apelidos pejorativos
3% - quando dizem que japonês é tudo igual
2% - quando caçoam do jeito de falar/pronúncia
1% - quando dizem que japonês é mais inteligente, CDF, nerd, se referem à sua altura, piadas que ofendem a raça, sobre o órgão genital feminino dizendo que a vagina é atravessada/pequena
(texto publicado no jornal Folha de São Paulo por ocasião do aniversário da imigração japonesa, 18 de junho de 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário