Um dos princípios para ter uma boa visão é o uso equilibrado dos dois olhos. Muitas pessoas que possuem uma diferença de visão entre um olho e outro, também acabam por possuir uma dificuldade de compreensão quando leem com o olho mais fraco. Ou seja, elas não retêm necessariamente o que leem com este olho mais fraco.
Faça o seguinte exercício para diminuir essa desigualdade:
Descubra, olhando para uma folha com letras (livro, jornal etc) qual é o seu olho mais forte. Cubra alternadamente os olhos com as mãos e perceba qual deles tem melhor visão.
Tenha em mãos um pedaço de papel preto, no tamanho de 4 cm por 4 cm. Com uma fita crepe, cole o pedaço de papel na ponte do nariz, cobrindo o centro do olho mais forte. Certifique-se que quando você fecha o olho mais fraco, o olho mais forte está coberto de uma maneira que não consegue ler o papel.
Agora, balance a mão do lado do olho mais forte, ou seja, do lado que está coberto pelo papel. Leia três frases com o olho mais fraco, em seguida afaste a página e, recorrendo apenas à memória, repita em voz alta o que você havia lido, gravando essas palavras em um gravador ou mp3.
Agora toque a gravão ao mesmo tempo em que lê a frase com o olho mais fraco. Perceba se você realmente se lembrou do que leu, comparando a gravação com a leitura da página.
Oitenta por cento das pessoas que fazem este exercício percebem que absorvem mal a informação com o olho mais fraco, e que a gravação é diferente do que realmente está escrito na página.
Repita o exercício até conseguir repetir exatamente o que está escrito na página, e em seguida descanse e relaxe os olhos e o nervo óptico, com o exercício de empalmar ou palming, a seguir.
Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superfície), friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele). A ideia é impedir ao máximo a entrada de luz, relaxar e respirar profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos.
Sessões de 3 a 5 minutinhos cobrindo os olhos, a cada 1 hora, são ideais se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos.
É recomendado fazer o empalmar também antes de iniciar este exercício.
(texto extraído da revista Leve & Leia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário