1) Reduza o consumo de gorduras saturadas e óleo processado. É importante moderar a gordura da dieta, pois ela é a fonte principal de radicais livres.
2) Mantenha uma ingestão proteica adequada. As proteínas são fundamentais para a vida, são usadas na construção dos tecidos e órgãos do organismo. Consumir carne magra, aves, peixes e derivados do leite 3 vezes por semana mantém o equilíbrio.
3) Evite os carboidratos refinados (farinha branca e derivados), além de não terem nutrientes, eles fermentam no intestino dificultando a absorção de outros nutrientes.
4) Evite açúcar refinado. A alimentação rica em açúcar aumenta os níveis de triglicérides, diminui a imunidade (capacidade do organismo de se defender de agentes estranhos), a memória e predispõem a osteoporose.
5) Aumente as fibras da dieta. Existem as fibras solúveis (frutas, legumes e vegetais) e insolúveis (farelo de trigo). Elas ajudam na redução do colesterol, previne problemas intestinais como diverticulite, hemorróida e pedra na vesícula, dentre outros benefícios.
6) Coma alimentos inteiros. Os alimentos inteiros possuem maior quantidade de vitaminas e fibras.
7) Aprenda a cozinhar de maneira certa. O cozimento rápido e em fogo baixo, preservará melhor as propriedades do alimento. Mas atenção se for vegetais. Nunca frite! Prefira grelhados, assados e cozidos.
8) Coma em abundância vegetais e frutas frescas. Não deixe os alimentos envelhecerem em sua casa, consume-os prontamente, para que não haja redução de suas propriedades.
9) Reduza o consumo de aditivo na comida. Evite alimentos que contenham nitrato de sódio como os embutidos (salsicha, salame, presunto...). Esse produto possui substãncias cancerígenas. Evite corantes, salgadinhos, carne e adoçante em excesso.
10) Reduza o consumo de sal. Substitua o sal por temperos naturais, como alho, cebola, ervas e especiarias naturais. O excesso de sal leva à hipertensão, aterosclerose e osteoporose.
11) Beba água. Verifique a procedência, seu consumo atua como um desintoxicante, melhorando a circulação sanguínea.
12) Evite o excesso de cafeína. O uso crônico provoca ansiedade, problemas emocionais, alteração cística no seio, tremores, zumbido, labirintite, taquicardia e úlcera. Fontes: café, chá preto e mate, refrigerantes, chocolate e côco.
13) Limite a ingestção de álcool. O alcóol possui etanol aumentando os radicais livres que lesam as células.
14) Evite o excesso de vitamina D (leite integral e derivados). O excesso de vitamina D contribui para a calcificação anormal dos tecidos moles (tendinite) e está associado com a lesão por radicais livres e envelhecimento.
15) Tome suplementos nutricionais somente sob orientação de profissionais especializados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário