E se a gente falar que você não precisa de produtos químicos para deixar o corpo perfumado durante o dia?
Hoje vamos falar de alternativas caseiras aos desodorantes industriais, que, além de serem prejudiciais à saúde (pelo menos a grande maioria), também o são à natureza.
São cinco receitas de desodorantes caseiros.
Temos certeza de que uma delas vai funcionar e deixar você bem longe da química prejudicial dos desodorantes comerciais.
Todas essas receitas são bem naturais.
Veja:
1. Vinagre de maçã
Misture um pouco de suco de limão e vinagre de maçã num frasco de spray. Coloque nas axilas antes de sair de casa. Cuidado para não se expor ao sol, pois pode causar irritação.
2. Limão
Este não é novidade para ninguém. É antigo o conhecimento de que o limão remove mau cheiro das axilas. O segredo desta fruta é que ela é capaz de equilibrar o pH da pele. Passe a parte interna de uma banda de limão sobre cada axila por 15 minutos. Aqui também vale a advertência de não se expor ao sol.
3. Óleo essencial de tea tree (vende-se em lojas de produtos naturais ou para aromaterapia)
Este óleo tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Misture um pouco de rosas naturais com algumas gotas do óleo e coloque num recipiente de spray. Aplique nas axilas. Você verá que o cheiro ruim sairá imediatamente.
4. Leite de magnésia
Esta é uma dica da época da vovó. Onde você encontra esse tal de leite de magnésia? Em qualquer farmácia decente.
Compre o leite de magnésia sem aroma. É baratinho, custa menos de R$ 5,00. Aí você vai tomar banho e passar o leite de magnésia nas axilas no lugar do desodorante. E adeus cheirinho ruim!
5. Bicarbonato de sódio
Muitas pessoas costumam usar o bicarbonato de sódio para eliminar o odor de roupas e da geladeira. Nas axilas não é diferente. Além de ser natural, também tem um cheiro suave.
Misture um pouco de amido de milho (maisena) com bicarbonato de sódio e aplique nas axilas. Além do cheiro, esta receita vai permitir que suas axilas fiquem sequinhas. Se desejar, você pode misturar o bicarbonato com óleo de coco.
Veja como:
Ingredientes
4 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres e meia (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo
Em uma vasilha, coloque o óleo de coco e o bicarbonato de sódio e misture até incorporar.
Deixe a mistura na geladeira por 12 horas para que fique solidificada.
Conserve o desodorante numa embalagem bem fechada e na geladeira, especialmente em lugares onde a temperatura costuma ficar acima dos 20 graus Celsius.
Use-o da mesma forma que o desodorante industrial: depois do banho, passe um pouco em suas axilas.
Importante: antes de usar qualquer uma destas receitas, faça um teste para saber se você é alérgico (a): passe um pouquinho no braço e veja se ocorre alguma irritação.
E voltamos a lembrar: se usar limão, não se exponha ao sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário