sábado, 12 de dezembro de 2015

Aprenda a meditar até no meio do caos! - Beatriz Prieto


Com técnicas simples, você pode melhorar sua vida fazendo meditação no trabalho, no ônibus lotado...

Se você sempre quis, mas nunca conseguiu meditar de verdade, esta reportagem vai ajudá-la. Pedimos que especialistas ensinassem algumas técnicas certeiras para você se concentrar (e pensar sobre problemas, sentimentos incômodos...) em qualquer lugar: trabalho, transporte público, casa cheia de distrações... Isso mesmo! Dá para usar técnicas de meditação expressa que acalmam a mente e trazem clareza para solucionar problemas mesmo em meio ao caos. "Um dos princípios básicos da meditação é que você consiga se concentrar e manter o foco em qualquer local e ocasião, não somente em lugares tranquilos", diz Ana Luisa Matsubarra, professora de ioga. Bora tentar?

Relaxar em 1,2, 3...

1) Postura: Sabe aquela posição de pernas cruzadas, tipo do Buda? Ela não é indicada para quem está começando a meditar, pois pode causar dores e desconcentração. Vale usar uma cadeira, deitar-se no chão ou apenas caminhar.

2) Som: O mantra que repete o famoso "Om" é ótimo para se concentrar. Ouvir músicas com barulho de água também ajuda.

3) Respiração: A técnica vale para qualquer situação: inspire por seis segundos, segure o ar por três, e solte-o em seis. Repita três vezes. É ótimo para acalmar!

Na mesa do trabalho

Esta técnica dá para fazer no meio do expediente sem o chefe perceber! Mantenha-se sentada na cadeira, tire os sapatos e sinta a planta dos pés no chão. Fique com a coluna ereta e ponha as mãos sobre o umbigo. Faça 20 vezes uma respiração curta, como se fosse um cachorrinho. Espere três minutos e faça mais três vezes a sequência para aliviar a tensão.

No transporte público

Ficou nervosa com aquele empurra-empurra? Faça o seguinte: em pé ou sentada, conte mentalmente, e em ordem decrescente, de 13 a zero, respirando fundo e prestando atenção no ar que entra e sai dos pulmões.

No parque ou na praia

Aqui, você está na situação perfeita para meditar. "O contato com a natureza aumenta o poder de concentração", diz Ana Luisa. Um bom exercício é imaginar que, a cada passo dado, você deixa na areia ou na grama uma pétala de flor. Isso a tranquilizará e, posteriormente, a ajudará a manter o foco para resolver problemas.

Em sua própria casa

Fim do dia e bateu aquela ansiedade? Então, que tal meditar sobre o que está tirando sua energia? Avise o marido e as crianças para não interromperem seu momento. "Deite-se no chão por alguns minutos e ouça os ruídos da casa. Sinta-os e perceba cada um deles", diz o professor de ioga Américo Barbosa. A prática aumenta sua sensibilidade, clareando a mente sobre situações críticas.



(texto publicado na revista Viva! edição 751 - 21 de fevereiro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário