Perdão, gratidão e fé. Três lindas palavras como amor, felicidade, doação e tantas outras. Mas o que significa vivê-las ?
Vamos começar pela primeira palavra. O que significa perdão ? "O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa recebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição."
É difícil perdoar ? Lógico que sim. Muitas vezes o fazemos da boca para fora, mas sentimentos como raiva, mágoa ou rancor continuam dentro de nós. Se já é pesado a falta de perdão em relação ao outro, imagine em relação a nós mesmos ? A falta de perdão traz consigo um outro sentimento muito forte e destruidor: a culpa. Por isso é mais fácil culpar o outro, mas quando nos punimos e não nos perdoamos ?
Há exatamente um ano tinha acabado de chegar em casa e estava relaxando um pouco quando tive a sensação de ter sido sacudida pelos ombros e ouvi uma voz gritando em meus ouvidos: "ACORDA!!!!!!" Senti como se tivesse saído de um transe e comecei a fazer um balanço do que tinha sido a minha vida e a primeira decisão que tomei por pura intuição foi perdoar os meus pais. E foi a partir dali que comecei o lindo processo de autoconhecimento que continuo e continuarei o resto da minha vida.
Perdoar os pais significa para um filho superar as crenças, rancores, mágoas e outros sentimentos negativos adquiridos durante a vida. Fazendo isso acabamos por nos perdoar. E quando conseguimos isso posso garantir que é uma verdadeira libertação.
Gratidão. Esse sentimento é mais fácil de cultivar porque conheci a Seicho-no-iê quando era pequena e um de seus pilares é o agradecimento. Todas as vezes que eu consigo escapar por um triz de alguma situação desagradável, por exemplo, um quase acidente de trânsito, agradeço a Deus. E nesse processo de autoconhecimento toda vez que me encontro em uma situação desfavorável a pergunta é sempre a mesma: "o que tenho a aprender com isso?"
Para passarmos a agradecer precisamos parar de focar naquilo que NÃO temos, mas sim naquilo que JÁ possuímos. " Ah, o meu sonho é ter uma Ferrari vermelha!!!" Mas eu já tenho um carro bem mais simples, que me leva para todos os lugares que quero. E as pessoas que nem carro possuem ?
"Ah, a fulana é tão feia, como ela conseguiu se casar com um homem tão lindo?" Como já deu para perceber a falta de agradecimento está intimamente ligada com o sentimento de inveja, que por sua vez, é provocado pela comparação. Porque achamos sempre que o jardim do vizinho é mais verde, que nunca seremos capazes de ter um igual. Nós nos consideramos pobres coitados e posamos de vítimas.
Por isso devemos agradecer pelo que temos, por tudo aquilo que conquistamos porque o positivo sempre atrai o positivo. E mais coisas boas virão com certeza.
Sempre tive fé. Mesmo nos momentos mais difíceis. Uso sempre uma frase da personagem de Vivien Leigh, Scarlett O'hara em "... e o vento levou": "amanhã será um outro dia", que ela proferiu logo após ter perdido a a fazenda em um incêndio.
Fazendo um balanço do ano que está acabando percebi que consegui aceitar como qualidades características que me incomodavam. A disciplina, o fato de ser um pouco estabanada e gostar de ficar no meu cantinho. Agora me aceito e fazendo assim me perdoo também.
Não pretendo fazer promessas para o ano de 2012. Sou focada, disciplinada sim, mas me dei conta que me falta persistência nas coisas que me proponho a fazer.
Bom, 2011 foi o primeiro ano de muitos que ainda virão e estou apenas começando esse lindo processo de autoconhecimento que estou simplesmente amando vivenciar.
Feliz Natal a todos!!!
Um abraço e um beijo
Nenhum comentário:
Postar um comentário