Alguma vez você se viu em uma relação na qual se sentia atingido por atitudes aparentemente inocentes? Ou sente que alguém próximo a você usa esta atitude para conseguir o que quer? É sobre isso que falaremos nesse artigo.
O que é a atitude passivo-agressiva?
A atitude passivo-agressiva pode assumir muitas formas, embora todas sejam agressões verbais ou comportamentos negativos. Costuma surgir quando estamos irritados, tristes ou decepcionados com alguém, mas não podemos ou não queremos demonstrar nossos verdadeiros sentimentos. É uma forma de abuso emocional que grande dor e prejuízo emocional às pessoas que amamos.
Identifique a atitude passivo-agressiva
A agressão passivo-agressiva acontece quando persistem certas condutas negativas em qualquer tipo de relação. Dentre as atitudes que podem ocorrer, estão as seguintes:
– Falta de comunicação quando for claro que existe uma situação problemática que deve ser discutida.
– Evitar ou ignorar a pessoa com quem não se pode falar de forma calma.
– Evitar problemas, assuntos e situações que devem ser discutidos ou concluídos.
– Priorizar assuntos menores e deixar para depois os mais importantes.
– Obstruir ou sabotar eventos ou processos que gerem mudanças em seu benefício.
– Evitar situações nas quais possa perder ou então encontrar alguém com quem possa competir.
– Ser ambíguo e pouco claro nas conversas com os outros.
– Manter uma atitude de mau humor, silêncio ou ressentimento com a intenção de atrair a atenção e gerar simpatia.
– Medo de manter relações próximas.
– Criar desculpas ou razões para não fazer as coisas, sem responsabilizar-se por isso.
– Vitimização e falta de habilidade para identificar sua parte de responsabilidade nos problemas.
Dependendo da pessoa e da situação, podem se apresentar todas ou algumas destas características.
De onde surge a atitude passivo-agressiva?
A atitude passivo-agressiva é um mecanismo de defesa com o qual se pretende obter uma proteção emocional. É uma atitude automática resultante de experiências negativas passadas, que causaram mal no mais profundo do ser de quem as expressa. A base desta atitude são os medos, rancores, desilusões, inseguranças e a baixa autoestima.
Aprenda a lidar com a atitude passivo-agressiva
Se você é uma pessoa com atitude passivo-agressiva e quer mudar, deve começar entendendo suas causas. Quando o fizer, será mais fácil controlar a atitude, mas se você cair nela deverá assumir a responsabilidade de suas ações e reações. Também deve evitar sentir-se atacado quando enfrenta seus problemas; mantenha, em contrapartida, uma visão objetiva da situação.
Se você é o que deve lidar com uma pessoa passivo-agressiva, tente entender as razões desta atitude e explique para a outra pessoa a forma como ela está lhe afetando. Deve estar preparado para receber agressões, mas sem permitir-se ficar vítima da culpa. No lugar disso, procure ser honesto em relação à sua parte de responsabilidade na situação e, se esta continuar, estabeleça limites claros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário