sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A nossa telenovela comemora 60 anos!!!

A telenovela está intimamente ligada à própria história de nossa TV. Gostaria de aproveitar que ela está comemorando 60 anos de vida para colocar as minhas prediletas. Com certeza as minhas escolhas serão um pouco antigas porque ultimamente não tenho acompanhado nenhuma delas, mas já tive a minha fase de fã que não perdia um capítulo sequer. Como sou professora de italiano, já fiz postagens falando de "Terra Nostra", "Esperança" e "A casa das 7 mulheres" (que também fazem da minha lista das mais mais).

Bom, eis a minha lista:

1) "Selva de Pedra" (primeira versão) - Eu me lembro que de tanto ouvir a música tema do casal Cristiano (Francisco Cuoco) e Simone (Regina Duarte) não a suportava mais e só depois de algum tempo consegui ouvi-la de novo. A canção era "Rock and roll lullaby" interpretada por B. J. Thomas. Eu tinha até comprado o LP com a trilha sonora nacional e internacional da novela.



2) "O Bem Amado" - Foi inesquecível a novela protagonizada pelo inesquecível Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu, cuja obsessão era inaugurar o cemitério da cidade. Além de seu vocabulário especial e a sua relação com as irmãs Cajazeira.


3) "O Primeiro Amor" - Essa me marcou porque eu admirava muito o ator Sérgio Cardoso que faleceu durante a novela e como ele interpretava o papel principal e a personagem não poderia simplesmente desaparecer da trama, Leonardo Villar foi chamado para substitui-lo.



4) "Vale Tudo" - Quem matou Odete Roitman? Do mesmo modo que na novela "O astro" (Quem matou Salomão Hayalla?) a investigação para descobrir quem tinha matado a grande vilã da novela prendeu a atenção do público até o último capítulo.


5) "Por amor" - Belíssima novela de Manoel Carlos com Regina Duarte e Antonio Fagundes ainda mais com a música tema "Per amore". Mãe e filha engravidam na mesma ocasião (Helena e Maria Eduarda). O filho de Helena nasce são, mas o filho de Maria Eduarda acaba falecendo. Por amor à filha, ela troca os bebês, colocando em risco seu casamento com Atilio (Antonio Fagundes).


6 e 7) "O cravo e a rosa" e "Chocolate com pimenta" -  ambas de Walcyr Carrasco. A primeira novela foi baseada na peça de Shakespeare, "A megera domada" com Catarina (Adriana Esteves) e Petrucchio (Du Moscovis). A segunda com Murilio Benício e Mariana Ximenes. Como gosto muito de comédias em geral, me diverti muito com as duas novelas. O interessante foi que Elisabeth Savalla, a intérprete da vilã Jezebel,  foi escolhida pelo resto do elenco para ir à casa do autor para lhe jogar uma torta na cara.

Catarina e Petrucchio na novela "O cravo e a rosa"


Márcia e Timóteo, duas personagens muito divertidas da novela "Chocolate com pimenta"

8) "Senhora do destino" - Outra novela inesquecível, contrapondo Maria do Carmo (Suzana Vieira) e Nazaré  (Renata Sorrah). Outra personagem marcante foi a de José Wilker como Giovanni Improtta com as suas tiradas hilariantes: "Há males que vêm de trem", "O tempo ruge e a Sapucaí é longa", "A vaca vai voar", além de seu "felomenal".



9) "A favorita" - Foi a última novela que assisti do começo ao fim. Ótima interpretação de Patricia Pillar como Flora. Foi uma ótima trama e no início não sabíamos quem era a vilã e quem era a mocinha, alternando entre Donatela (Claudia Raia) e Flora.



Gostaria de fazer uma proposta para comemorar os 60 anos da telenovela brasileira. Por que você não faz um comentário sobre a sua novela preferida ?

Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário