Pelo fato de ser de origem japonesa, desde pequena me sinto uma estrangeira, apesar de ter nascido e crescido no Brasil. Acho que a maior parte dos filhos de imigrantes se sente assim, porque possui dentro de si duas culturas e falam muitas vezes duas línguas também. Uma das características que internalizei da cultura japonesa foi a disciplina e até há pouco tempo atrás achava que zombavam de mim ao se referirem a essa minha característica. Agora vejo que a disciplina ajuda e muito a ser focada e concentrada. Na verdade, apesar de ser disciplinada sempre fui um pouco distraída, principalmente na escola. Mas vamos falar do tema desta semana. Assim que o Chris Allmeida explicou em seu podcast que a palavra "foco" quer dizer altar, tive um insight. No tempo dos gregos e romanos existiam os deuses para os quais eram erigidos templos, mas aos homens não era permitido entrar neles. Desde o advento da religião católica temos um único Deus para o qual foram erigidas igrejas e basílicas e o homem pôde então se aproximar dele e vê-lo representado no altar. Da presença de vários deuses se passou a um único foco, a um único Deus.
O que gostaria de observar é que com o advento da tecnologia (quero dizer computador e Internet principalmente) aumentamos muito o campo de interesses pelo rapidez com que temos acesso às ferramentas e percebi que isso, pelo menos para mim, tem me deixado um pouco dispersa e sem foco, porque acho que se me concentrar em uma coisa acabo perdendo oportunidades. Mas a disciplina mais uma vez veio ao meu encontro para me ajudar. Um exemplo: outro dia quis fazer um Power Point com figuras que ilustrassem a letra de uma canção italiana. Pensei que iria demorar uma eternidade pela minha falta de prática, mas ao me focar e concentrar totalmente na atividade que estava desenvolvendo iniciei e conclui em um tempo espantosamente curto e fiquei mais do que satisfeita com o resultado. Se estou fazendo uma tarefa, me concentro só nela. Nada de ficar verificando emails, atender telefonemas, ou seja, algo que possa me distrair porque senão uma atividade que eu levaria uma hora para realizar acaba demorando muito mais e geralmente não sai tão bem feito.
Quando estamos focados e concentrados estamos 100% com a mente no presente e isso quer dizer ausência de pensamentos. Esses sim ficam viajando para o futuro e para o passado e nos tiram do foco. Às vezes isso acontece comigo, mas daí recorro à minha amiga disciplina e consigo me concentrar de novo. A sensação é que o tempo não existe e por isso não há ansiedade, tensões e estresses. É ótimo estarmos focados e concentrados em nós mesmos, porque rendemos ao máximo e no final surge algo maravilhoso. Quando trabalhamos devemos nos concentrar nisso, mas se estivermos de férias é para se divertir, relaxar. O foco é relevante em tudo que fazemos na vida. Já imaginou se enquanto estivermos em um momento romântico e íntimo começarmos a pensar em nossas dívidas, na escola das crianças e outras questões pendentes?
Pelo menos é assim que tenho feito.
Um abraço!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário