sábado, 10 de dezembro de 2011

Diário de vida - A importância do foco (Chris Allmeida)

A disciplina sem dúvida nos ajuda a manter o foco e a concentração nas atividades que desenvolvemos na vida do dia-a-dia. Continuando o assunto vou pegar uma carona no artigo publicado pelo Chris Allmeida em seu blog "Espelho, espelho meu" para tratar de uma outra questão: a da tendência das pessoas de se projetar nos outros. No bem, mas principalmente no mal. Poderia existir uma prática mais fora de foco do que esta ?

O que estamos fazendo quando falamos mal de alguém? Estamos projetando no outro as características negativas ou o nosso lado sombra que não gostamos, recusamos a ver ou que simplesmente julgamos não ter!!!! "Não suporto X porque é muito fofoqueira", "Como as pessoas são folgadas!!!" Jà critiquei e falei mal das pessoas sim, mas quando comecei a  me enxergar como realmente sou, reconhecendo e aceitando meus defeitos, passei a aceitar o meu próprio reflexo no espelho e não falo só do ponto de vista físico.

O "exercício do espelho" de Louise L. Hay é ótimo para aprendermos a nos aceitar como somos.



Por outro lado, as características que admiramos, mas também invejamos (a tal da "inveja boa") nos outros, as temos dentro de nós também. Então por que não potenciá-las? Isso me faz lembrar da dedicatória que o professor Luciano me fez por ocasião do lançamento de seu CD "O despertar das deusas": "quando as almas se encontram é o início de uma grande transformação. O sentir vem da alma, abra o canal do sentir e mostre-se para tudo e para todos. Querer estar presente é reconhecer a vida. Reconheça você, pois o que você vê de bom e bonito no outro é seu".

O foco em nós mesmos significa nos reconhecer, nos aceitar, enfim, nos amar plenamente. E a partir do momento que isso acontece, paramos de nos preocupar com os defeitos dos outros, de falar mal, criticar, julgar e apontar.

Como diz o provérbio: "quem nunca errou que atire a primeira pedra".

Fazer a lição de casa por escrito proposta pelo Chris Allmeida ajuda muito.

E posso garantir que o conselho que peguei de seus vídeos "Consultoria de vida e aconselhamento" para fazer um diário de vida está sendo muito útil (já conta com 75 páginas).

Um abraço!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário